DIA DO RESINEIRO 2024
Decorreu no dia 19 de outubro no Edifício da Resinagem na Marinha Grande a 3a edição do Dia do Resineiro!
Este ano o Dia do Resineiro foi Ibérico, contando com a participação de mais de 100 pessoas, entre resineiros portugueses e espanhóis , indústria de primeira e de segunda transformação portuguesa e espanhola e demais convidados.
O emblemático salão da resinagem ficou esgotado para celebrar este dia.
Contamos com a presença do Sr Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Eng. Aurélio Ferreira que referiu a importância da resinagem naquele concelho e na sua vida pessoal enquanto neto de resineiros.
A Eng. Fátima Reis em representação do ICNF no seu discurso deixou clara a importância desta atividade para o país . Seguiram as apresentações da Eng. Joana Faria sobre a importância da certificação da resina natural, e o Eng. Hugo Garcia trouxe-nos de Espanha a demonstração de um projeto que procura tirar o máximo de partido das novas tecnologias para benefício deste setor. Posteriormente,
Alejandro Cunningham fez uma apresentação online sobre os Mercados Internacionais da Resina Natural e por último foi apresentado o projeto CARES, sobre o potencial da Castanha e a Resina na Península Ibérica.
Seguiu-se uma Mesa Redonda que contou com a participação de Rui Salgado e Francisco Dominguez, resineiros respectivamente de Portugal e de Espanha, Dr. Rui Brogueira CEO do grupo Respol e Saul Murillo representante da Valcan SA. Contamos ainda com a presença da Dra. Maria Emília , professora na Universidade de Tras -os- Montes e Alto Douro e ainda com presença da Eng. Susana Carneiro do Centro Pinus.
Este dia terminou com um almoço volante e com uma atuação do Rancho Folclórico de Picassinos, que além de ter apresentado as suas danças, ainda nos presenteou com a célebre música do “resineiro engraçado”.
A Resipinus agradece a todos os que estiveram presentes no dia do Resineiro Ibérico, em especial ao Eng. Luís Tibério em representação do Gabinete da Secretaria de Estado das Florestas.
A realização pelo 3o ano consecutivo deste evento e com tantos interessados no sector é um sinal de que a resinagem na Península Ibérica está viva e tem quem lute por ela!