Projeto RN21

O Projeto RN21 tem como missão revitalizar a resinagem em Portugal e consequentemente impulsionar a bioeconomia nacional. O consórcio é formado por 37 entidades da cadeia produtiva da resina natural e está sob a liderança do ColabForestWise.

Este projeto é dividido em três pilares e cinco iniciativas, e conta com a participação ativa da RESIPINUS.

Data de Início: junho 2022

Data de Conclusão: dezembro 2025

Investimento RESIPINUS: 966.750,00 €

Apoio Financeiro:

Projeto Integrado RN21 – Inovação na Fileira da Resina Natural para Reforço da Bioeconomia Nacional, financiado pelo Fundo Ambiental através da Componente 12 – Promoção da Bioeconomia Sustentável (Investimento TC-C12-i01 – Bioeconomia Sustentável N.º 02/C12- i01/202), dos fundos europeus atribuídos a Portugal pelo PRR, no âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) da União Europeia (EU), enquadrado no Next Generation UE, para o período de 2021 -2026.

Medidas e Atividades

Esta medida irá contribuir diretamente para melhorar a formação e profissionalização dos resineiros, através da operacionalização da Academia de Formação do Resineiro e da atribuição de um novo tipo de incentivo financeiro para reforço dos recursos humanos de empresas existentes ou a criar, com preferência para formandos da Academia de Formação do Resineiro. Um efeito indireto desta medida é o aumento da área de pinhal resinada, consequentemente, o aumento da quantidade de resina extraída em Portugal.

As principais ações são:

1) Credenciar a RESIPINUS como entidade formadora junto da DGERT;

2) Elaborar o plano formativo, incluindo a criação de materiais didáticos (conteúdos formativos e informativos);

3) Elaborar o regulamento para atribuição de bolsas de estudo para formandos.

As principais ações são:

1) Selecionar os formandos de acordo com o regulamento definido na atividade anterior;

2) Desenvolver um mecanismo de monitorização do sucesso e impacto do plano formativo;

3) Ações de informação e sensibilização da atividade em polos universitários, feiras e eventos do setor.

Esta medida visa promover investigação e inovação em técnicas de resinagem, incluindo o sistema coletor de resina a posicionar na árvore, composição da pasta de resinagem e melhoria do descasque, para aumentar a produção individual da árvore, mas também intensificar a resinagem nas árvores mais produtivas. Inclui ainda melhorias no processo de entrega da resina na fábrica da primeira transformação para aumentar a rentabilidade da resina para o resineiro. Esta medida irá alicerçar-se nos resultados científicos de projetos de investigação anteriores.

As principais atividades a desenvolver são:

i) Desenvolver o protótipo em termos de desenho e conceção operacional;

ii) Produzir protótipo;

iii) Testes em ambiente próximo do real;

iv) Registo de melhorias do mesmo e produção final do protótipo.

As principais subatividades são:

i) Análise documental e estatísticas para levantamento e consolidação dos benefícios indiretos do pinhal e da resinagem, nomeadamente na criação de emprego, na fixação de populações rurais e na diversificação da economia rural;

ii) Construção/adaptação de modelo de quantificação monetária;

iii) Avaliar a redução de riscos, nomeadamente no risco de incêndio, analisando aspetos como os efeitos da presença do resineiro ou a redução da carga de combustível do pinhal;

iv) Estimar o impacto e sinergias nos serviços do ecossistema como o sequestro de carbono, a conservação do solo e da água e da biodiversidade;

v) Analisar e propor políticas de remuneração dos benefícios indiretos da resinagem, nomeadamente: levantamento e análise de políticas públicas de remuneração de serviços do ecossistema; desenvolvimento de estratégia de remuneração pública dos serviços de ecossistema do pinhal e resinagem; construção de position paper para decisores políticos; reuniões com decisores políticos de apresentação do documento.

Principais Resultados

  1. Realização do Dia do Resineiro 2022
  2. Realização do Dia do Resineiro 2023
  3. Realização do Dia do Resineiro Ibérico 2024
  4. Realização de ações de formação